HOME SOBRE CONTATO

Resenha: Todo Dia

  Olá leitores!
  Sabe quando temos aquela sensação de que deveríamos ter dado uma chance antes?
  Pois é, exatamente isso que aconteceu com esse livro...o comprei depois de ter lido Will & Will, do mesmo autor com John Green, pois queria conhecer um pouco mais a sua escrita.
  Mas, quando li do que se tratava o livro, achei que seria um pouco bobo, confesso, e demorei 3 anos pra dar uma chance...e como me arrependo!
  Terminei a leitura ontem a noite e ainda estou pensando nessa história, ele é aquele típico livro que nos faz refletir sobre como estamos vivendo a nossa vida, pensar e repensar...de um jeito muito simples e singelo, o autor consegue escrever um tema bem complicado e confuso e que me deixou emocionada!
  Mas, chega de elogios, vocês já perceberam que amei o livro né? Vamos à resenha...

  "Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou eu, mas também sou outra pessoa. Sempre foi assim."
  Todo Dia é um livro sobre uma pessoa, sim uma pessoa pois não sabemos qual seu gênero, o nome dela no livro é 'A', e desde quando nasceu, cada dia acorda no corpo de uma pessoa diferente, não importa se a pessoa é homem ou mulher, gordo ou magro, rico ou pobre...enfim, cada dia ele é alguém diferente, externamente falando.
  Sempre que acorda, A tenta resgatar as memórias pra saber quais os costumes da pessoa, quem são seus amigos, se deve ir pra escola ou não...então vocês imaginam a bagagem que essa pessoa tem, por quantas coisas já passou em cada família diferente.
  O mais bacana que achei do personagem, é que mesmo podendo mudar o rumo da história de cada um, mesmo às vezes, compreendo o que é melhor pra pessoa, A decide nunca se envolver demais, por exemplo, ele jamais terminaria um namoro, mesmo sabendo que aquele relacionamento causa muito mal ao corpo do dia, ele tenta viver um dia sem ter que fazer coisas importantes, para não causar problemas pra ninguém. Antes de dormir, ele tenta deixar nas lembranças do corpo do dia, o que ele fez, se foi pra escola, foi a algum café...para que quando essa pessoa acorde no outro dia, não se sinta tão perdido e sem saber o que aconteceu em sua vida.
  A nunca se apegou à ninguém, a nenhuma mãe, pai, irmão...pois ele sabe que no próximo dia ele não estará mais ali.
  Até que ele acorda no corpo de Justin, um garoto de 16 anos, meio mala e que tem uma namorada fantástica, fofa...e que ele não dá o valor necessário à ela. Óbvio que A se apaixonaria por ela, e nesse dia, ele resolve fazer tudo diferente, mas sabendo que Justin jamais faria isso, ele à leva pra praia, dança com ela, a beija...enfim, faz com que esse dia seja inesquecível para Rhiannon. E nos próximos corpos em que ele habita, ele faz de tudo para encontrar ela, finge ser uma nova aluna da escola, a encontra numa festa e finge ser o primo gay do dono...ele arranja várias formas de encontrá-la. Até que um dia, ele já não aguentando mais tanta mentira, decide contar a verdade pra ela. Ao mesmo tempo ela achava que ele era um louco, e que no fundo, aquela história poderia ser verdade, por mais pirada que poderia parecer.
  "De início, acho que fui longe demais. Dá para perceber Rhiannon assimilando minhas palavras, mas não sei o que está fazendo com elas. O som das palavras quando são ditas é sempre diferente do som que fazem ao serem ouvidas, porque o falante ouve parte do som do lado de dentro."
  E aí começam muitos questionamentos, e que faz o leitor pensar em como damos valor ao exterior, as aparências das pessoas. A, poderia ser qualquer pessoa, mas o que importava era o interior, quem era, sua essência...será que damos realmente esse valor às pessoas? Ou, sempre olhamos como a pessoa é, como se veste, se é bonito, gordo, magro...enfim, o livro é cheio de questionamentos que toda pessoa deveria ter, principalmente os jovens.
  Por mais que seja um YA, não é um livro bonitinho, engraçadinho, é uma história linda, emocionante, porém muito triste! Mas não triste do jeito que vai te deixar mal quando terminar a leitura...um triste bonito!
  "É isso que o amor faz: que você queira reescrever o mundo. Que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. A pessoa que você ama senta de frente pra você, e você quer fazer tudo que estiver ao alcance para tornar isso possível, infinitamente possível. E quando são apenas vocês dois a sós numa sala, você pode fingir que é assim que as coisas são, que é assim que serão." 

  A única coisa que não gostei, foi como o autor deixou no ar o fim desse livro, ele abriu uma lacuna, tenho certeza que todo leitor achou que fôssemos ter as respostas do porquê A ser assim, o que realmente ele é, mas que nada! O autor simplesmente começa e termina esse livro do mesmo jeito, sem respostas.

  Um livro espetacular!
  Se você curte YA, mesmo que não curta dê uma chance...ótima leitura!

  Livro: Todo Dia
  Autor: David Levithan
  Editora: Galera Record
  Páginas: 279
  Nota: *****

  Espero que tenham gostado.
  Beijos e até mais.
  Bá.

7 comentários:

  1. Oii

    Eu li Garoto Encontra Garoto do mesmo autor e AMEI a escrita dele!
    Depois fui atrás da sinopse desse livro e mais uma vez me interessei.
    Eu sei que provavelmente vai demorar um pouco até que eu possa lê-lo, mas está na minha lista de desejados! ^^

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rá, se você já curtiu a escrita do autor, tenho certeza que irá gostar muito desse livro!!

      Obrigada pelo seu comentário.

      Beijinhos.

      Excluir
  2. Ei, que tal ? .
    Eu realmente gosto de sua opinião .
    Segui seu blog ainda é minha volta?

    ResponderExcluir
  3. Oi Bá, tudo bem contigo ???
    Flor, eu tenho que dizer que passei por algo muito parecido esse ano. Demorei muito para ler um livro que estava logo ali na minha estante, e quando terminei, não conseguia parar de pensar como pude deixar aquela leitura de lado por tanto tempo ... Infelizmente isso acontece né. As vezes por pensarmos algo do livro, outras por não termos tempo, ou porque damos prioridade para outras leituras ...
    Fiquei muito feliz por saber que o livro te encantou, que gostou muito dele, que foi essa boa leitura para ti. E sua resenha ainda me deixou mais animada para conhecer a obra, pois sempre passo por ela e acabo deixando de lado. :/

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos livros né Bel...a gente não consegue dar atenção à todos hahaha

      Muito obrigada por sempre dar uma passada aqui!!!

      Beijinhos.

      Excluir
  4. Já li várias resenhas sobre este livro e realmente a maioria elogia o tema e o desenvolvimento. Esta mania de deixar as explicações no ar ou deixar um final apenas implícito virou mania dos livros lançados nos últimos anos e isso me incomoda um pouco, não quero o peso de ter que deduzir ou decidir ou imaginar um final, que esta decisão seja do autor inclusive porque como na vida, escolhas têm consequências. Este deixar as explicações soltas não impede de gostarmos do livro, mas no fundo me incomoda. Abraço! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,

      o tema realmente é ótimo e muito bem bordado pelo autor.
      Concordo muito com vc, odeio quando os autores deixam as coisas no ar, o livro tem que ter começo, meio E fim.

      Muito obrigada por seu comentário.

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos, desde que tenham algo a dizer.
Se quiser comentar simplesmente por obrigação pra eu entrar em seu blog e comentar também...saiba que não perderei meu tempo!!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita!

Obrigada por comentar! (:

© Café com Livros - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.