HOME SOBRE CONTATO

Resenha: Deixa Ela Entrar



   Bom Dia!
   Como vão vocês? 


   Bom, mas vamos falar sobre o livro escolhido para a resenha de hoje. Estamos no mês do Halloween, não costumo ler muitos livros de terror, mas pelo menos um tinha quer ler...e não é que gostei do gênero? Já estou no segundo! 


   Comecei a minha experiência lendo o incrível Deixa Ela Entrar do autor sueco John Ajvide Lindqvist. Já havia publicado um trecho desse livro no blog, então já deu pra ter um gostinho de como ele é. 



   Deixa Ela Entrar é um livro de terror, mas de terror MESMO, daqueles que você fica impressionado depois da leitura. A própria capa, que por sinal é maravilhosa, já nos mostra isso com aquela gota de sangue escorrendo e em alto relevo.

   Se tem essa gota de sangue na capa, a gente já deduz que é uma história sobre vampiros...mas neste livro você vai se deparar com vampiros de verdade...rs

  "Mas, antes de o grito conseguir sair, a coisa preta estava em cima dele, cobrindo a boca e o nariz do rapaz. A mão da Morte segurou sua nuca e pressionou seu rosto na coisa preta e macia. O grito que saiu foi só um gemido abafado e, enquanto berrava seu grito mutilado, ouviu um chiado como o de uma máquina de fazer fumaça."
 (pág. 133)

   Mas o livro não fala somente sobre a vida de vampiros, o autor aborda uns temas bem difíceis como pedofilia e bullying e de uma forma bem pesada, que nos faz ter agonia de ler certas cenas.

   A história então gira em torno de Oskar, um menino de 12 anos que tem uma vida bem difícil, sofre de incontinência urinária, mora no subúrbio da cidade com sua mãe, seus pais são separados e ele não tem um relacionamento muito bom com o pai. E depois disso tudo, ainda é alvo de meninos de sua escola, que o zombam, o machucam, e fazem atrocidades com ele bem pesadas...as cenas retratadas no livro são bem chocantes, o que causa um desconforto no leitor, que acredito ser o objetivo do autor, fazer o leitor pensar nesses assuntos. Oskar não possui muitos amigos e, na maioria das vezes, está sozinho.

   Até que uma noite, ele sai para brincar no pátio e vê uma menina em cima de um dos brinquedos. Ele acha bem estranho pois nunca a tinha visto antes , e também porque está muito frio, prestes a nevar e a menina está apenas com uma blusinha fina. 

"A luz foi suficiente para mostrar que era uma menina que ele nunca vira antes ali no pátio. Oskar deu um passo na direção do trepa-trepa. A menina não se mexeu. Apenas continuou lá em cima olhando para o garoto.
Ele deu mais um passo e de repente ficou com medo. De quê? De si mesmo. Com a faca na mão, aproximou-se da menina para enfiar-lhe a faca. É claro que não era isso. Mas parecia que era, por um instante. Como é que ela não ficou com medo?"

(pág. 46)
       
   A partir daí, ele começa a conversar com essa menina, descobre que seu nome é Eli, e eles passam a se encontrarem todas as noites no parquinho.

   Eli mora com um homem mais velho, que primeiramente acreditamos ser seu pai, mas depois percebemos que ele é seu ajudante. É este senhor, Hakan, que consegue arrumar o sangue para Eli. Ele não é um vampiro, comete assassinatos para conseguir o sangue.

   O relacionamento dos dois é bem estranho, Hakan é o pedófilo do livro, então já podemos imaginar o motivo que o faz estar e ajudar Eli

   Coisas estranhas começam a acontecer na cidade, e cada vez com mais frequência. pessoas começam a desparecer, e quando são achadas, estão penduradas de cabeça pra baixo com a garganta cortada e sem uma gota de sangue no corpo. A policia não consegue entender qual o motivo desses assassinatos. 

   Até que em um dos assassinatos cometidos por Hakan, ele não consegue ser tão silencioso como das outras vezes e é descoberto...mas para que ninguém o identificasse ele joga um ácido no rosto, na verdade ele queria causar a própria morte para que ninguém conseguisse chegar até Eli, mas a única coisa que consegue e ficar com a aparência de um monstro. Ele destrói totalmente seu rosto. 

   Então Eli precisa se virar sozinha, e como ainda pensa como uma criança, apesar de ter mais de 200 anos, ela não é tão expert no assunto, e algumas pessoas começam a desconfiar se tratar de um vampiro.

   Aí você precisa ler para entender o que vai acontecer, o final é espetacular!

   O autor consegue nos causar vários desconfortos durante a leitura deste livro, é tanta cena chocante de bullying e pedofilia, que às vezes nos perguntamos, será que o terror aqui neste livro está no vampirismo ou na alma humana? Como o ser humano é capaz de ser cruel e de fazer tantas atrocidades com o próximo?

   O livro é escrito a partir de vários núcleos de personagens, a cada capítulo o autor nos insere em um personagem, até que no fim, as histórias acabam se interligando.

   No mesmo capítulo, o autor mistura várias formas narrativas mas sem deixar que a leitura se torne pesada, enfim, um livro muito bom!
   Recomendo muito pra quem gosta de livros de terror!

   Livro: Deixa Ela Entrar
   Autor: John Ajvide Lindqvist
   Editora: Globo Livros
   Páginas: 500

   Então é isso.
   Espero que tenham gostado da resenha de hoje.

   Beijos, Bá. 

8 comentários:

  1. Olá! Eu adoro o livro (inclusive o citei em um post do meu blog sobre 3 filmes de vampiros que todo mundo deveria ver), estou louca para ler esse livro (é dos mais cotados na minha wishlist <3). Sua resenha está excelente!

    xx, Julie

    feitasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julie,

      eu adorei também!!
      Pra quem gosta de histórias sobre vampiros, não há livro melhor!
      Obrigada por comentar aqui!!

      Beijos, Bá.

      Excluir
  2. Oi. Não curto filmes do gênero, mas os livros são mais tranquilos, mas ainda assim não os leio muito. Gostei de seu resenha e talvez eu dê uma chance

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,

      a que pena que dessa vez não foi um livro que você gosta!!!
      Mas quem sabe você dê uma chance.... =)

      Beijoos

      Excluir
  3. Oláaaa!!
    Eu não curto muito livro de terror, tenho um grande pavor. Porém, eu fiquei interessada nessa história e na abordagem que ela traz. Não conhecia o livro, e sua resenha me deixou curiosa!!
    Beijosss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      poxa que pena...mas obrigada por ter elogiado a minha resenha mesmo assim!!!

      um beijo a vc e muito obrigada pela visita!!

      Excluir
  4. Oi Bárbara. Nossa, adorei a sua resenha. Acho que o terror maior desse livro está na alma humana mesmo. Pedofilia e bullying são assuntos ótimos para serem tratados e adorei a ideia do autor em misturar com vampirismo hein! Já coloquei esse livro na minha listinha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Bárbara
    Adooorei..
    Adoro histórias de vampiros!!
    Estou louca para ler esse livro!
    A sua resenha me deixou muito curiosa !!!
    ficou excelente!!!
    Fica com Deus!
    Até beijos :-)

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos, desde que tenham algo a dizer.
Se quiser comentar simplesmente por obrigação pra eu entrar em seu blog e comentar também...saiba que não perderei meu tempo!!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita!

Obrigada por comentar! (:

© Café com Livros - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.